Carrinho 0

Reforma da Língua Portuguesa

dia-a-dia

Como todos sabem, a nossa língua passou por uma reforma ortográfica (em vigor desde 2009) que ainda causa muitas dúvidas e confusões. Por isso, neste post, vamos procurar esclarecer algumas das dúvidas mais comuns. Nossostradutores e revisores estão capacitados e sabem usar as novas regras do acordo ortográfico com primazia – por isso, lembre-se: sempre contrate um serviço profissional de tradução e/ou revisão!

- não se usa mais o trema. Portanto, temos, a título de exemplo: “tranquilo”, “cinquenta”, “frequente”.

- Alguns compostos agora são grafados aglutinadamente: girassol, madressilva, paraquedas. Outros permanecem inalterados: primeiro-ministro, guarda-chuva, terça-feira, conta-gotas, azul-escuro. Na dúvida, consulte sempre um dicionário.  

- O hífen deve ser usado em compostos com o advérbio “bem”, que não pode se aglutinar com palavras começadas por consoante: bem-estar/mal-estar; bem-falante (vs. malfalante); bem-aventurado (mal-afortunado); bem-nascido (malnascido).

- O hífen é empregado em compostos com “além”, “aquém”, “sem” e “recém”: além-mar; recém-nascido; sem-cerimônia; sem-vergonha.

- Nas composições com o prefixo co-, este em geral se aglutina com o segundo elemento, mesmo quando iniciado por “o”: coocupante, coobrigação, coordenar.

- O hífen não mais se emprega nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por “r” ou “s”. Estas consoantes devem ser duplicadas! Assim, temos: ultrassom, minissaia, extrarregular, contrarregra, biossatélite, microssistema.

É bem provável que a dúvida mais comum seja relacionada ao último item. Porém, não se esqueça: nas formações em que o segundo elemento começa por “r” ou “s”, essas consoantes devem ser duplicadas. E, na dúvida, consulte um dicionário.

E lembre-se: se precisar de um serviço profissional de tradução e/ou revisão de texto, conte sempre com os qualificados profissionais da nossa empresa de traduções!



Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados