Carrinho 0

O mito do estrangeiro

dia-a-dia

Neste post iremos tratar de um assunto delicado: a preferência por um profissional estrangeiro para a realização de um trabalho de tradução ou versão. Essa é uma questão comum também no mercado das aulas de idiomas. Ora, mas um estrangeiro fazendo o trabalho de tradução ou dando aulas do seu idioma nativo faz realmente a diferença?

Por incrível que pareça, não. Pode ser até uma roubada. 

O fato de ser um estrangeiro não significa, necessariamente, que a pessoa terá experiência na área, ou até mesmo o conhecimento necessário para a realização do trabalho. De nada adianta um canadense traduzir para o inglês um texto acadêmico, por exemplo, sobre biomassa, se ele não sabe nada a respeito do assunto e se não tiver um mínimo de experiência em tradução. Além disso, deve ter sólidos conhecimentos da gramática dos idiomas envolvidos, além de conhecer profundamente o outro idioma. Ou seja, de nada adianta ele ser um falante de inglês nativo, por exemplo, se não dominar a língua na qual o texto for escrito originalmente. 

Para ser um bom tradutor, seja quais forem os idiomas envolvidos, é necessário satisfazer alguns critérios. Dominar dois idiomas, incluindo a gramática e a ortografia, é essencial. Além disso, é necessário conhecer bem o assunto tratado no texto a ser vertido ou traduzido. Por isso, ter experiência na área é desejável.

Por isso não é recomendável pedir àquela sua secretária bilíngue para fazer a tradução da apresentação que você irá fazer ao cliente em potencial. Simples assim: ela é secretária, e não tradutora. Só porque ela conhece os idiomas envolvidos não significa que fará um bom trabalho. Assim como pedir àquele seu primo que foi a um parque de diversões em outro país para traduzir o seu currículo para outro idioma pode ser uma grande furada. 

Assim, lembre-se sempre: se você precisar de um serviço de tradução ou versão, ou revisão, procure por um profissionalqualificado. Procure a Jurotrans Traduções! Aqui sua tradução estará nas mãos de profissionais experientes, qualificados para o serviço em questão. Entre em contato conosco agora mesmo e solicite um orçamento sem compromisso.



Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados