Carrinho 0

Mais esclarecimentos sobre o processo de transcrição de áudio

dia-a-dia

De todos os serviços prestados pela Jurotrans Traduções – tradução, versão, transcrição de áudio e revisão de texto -, o que gera mais dúvidas é a transcrição de áudio. Embora este tópico já tenha sido abordado anteriormente em nosso blog, vamos procurar esclarecer algumas das dúvidas mais comuns sobre este serviço!

- Preciso de uma transcrição de áudio juramentada. Vocês fazem este serviço?

Não, e o motivo é bastante simples: não existe transcrição de áudio juramentada!

A tradução juramentada é a tradução de instrumentos que necessitam ser reconhecidos como documentos oficiais ou legais. É o caso, por exemplo, de certidões em geral (de nascimento, de casamento, de óbito), diplomas, etc. Este tipo de tradução é feito com base em documentos originais – caso o documento que sirva de base para a tradução seja enviado em formato eletrônico, como e-mail, ou fax, por exemplo, o tradutor deve mencionar na tradução ou versão o tipo de texto no qual o serviço foi baseado, como cópia autenticada ou simples, documento original, fax, etc. Ou seja, a tradução juramentada está baseada em um documento físico. Assim, não é possível juramentar uma gravação.

- “Gravei uma conversa durante uma reunião informal, com o gravador no bolso. O áudio está razoável. Vocês fazem atranscrição do áudio neste caso?”

Vamos por partes. O serviço de transcrição de áudio somente é feito para pessoa jurídica, ou seja, para empresas. Se você estiver representando uma empresa, passemos à segunda parte da resposta. Se não, desculpe-nos.

Agora, caso você esteja representando uma empresa, passemos então à segunda questão: é preciso então analisar a qualidade de sua gravação para verificarmos se é possível ou não fazer a transcrição do áudio. E por quê? Porque não fazemos tratamento de áudio; o processo é inteiramente manual. Temos uma pessoa que irá ouvir o que está sendo dito na gravação e digitar este conteúdo em um texto – esta é a transcrição de áudio. Como você disse que a gravação foi feita em circunstâncias não ideais (o gravador estava em seu bolso, o que pode ter prejudicado a qualidade da gravação), talvez não seja possível entender tudo o que foi dito durante a conversa e, consequentemente, não é possível transcrever o áudio. Preferimos recusar o serviço se notarmos que a transcrição pode ter muitas falhas ou gaps, ou seja, espaços em branco, porque não foi possível ouvir ou entender o que foi dito. De que adianta você pagar por um serviço e receber uma folha cheia de marcas sinalizando “trecho inaudível” ou “trecho incompreensível”? Por isso, somos muito rigorosos quanto a este serviço, e somente nos comprometemos com aquilo que sabemos que trará um resultado satisfatório.

- “Nossa empresa gravou uma reunião muito importante, e agora meu diretor solicitou a transcrição do áudio desta reunião. A reunião dura cerca de duas horas. Preciso disso para amanhã. Vocês fazem?”

Bom, depende: a qualidade de sua gravação é boa? O assunto exige muita pesquisa por parte dos transcritores? (Uma reunião sobre novas técnicas em cirurgia cardíaca, por exemplo, certamente tratará de temas que não fazem parte do cotidiano do transcritor, exigindo alguma pesquisa, o que leva tempo.) Temos margem de tempo razoável para trabalhar? (É necessária uma hora de trabalho para transcrever dez minutos de áudio em língua portuguesa cuja qualidade seja considerada boa por nossa equipe, em média.) Uma taxa de urgência pode ser cobrada, afinal, pode ser necessário trabalhar fora do expediente regular. Se estes requisitos forem todos satisfatórios, com certeza será possível atendê-lo. Porém, não se esqueça: seja qual for sua necessidade de prazo, consulte-nos sempre!

Esperamos que esta breve seção tenha servido para ajudar a esclarecer algumas de suas dúvidas a respeito da transcrição de áudio. Em breve, faremos um novo post sobre este assunto!

Mande-nos seus comentários, dúvidas e sugestões: contato@jurotrans.com.



Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados